VOCÊ É ESCOLHIDO DE DEUS...

27/06/2011 11:31

A Promessa do Espírito Santo

 

"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco" (João 14:16).

 Muitos escritores do Antigo Testamento prometeram um derramamento do Espírito (Joel 2:28,29). João Batista – o precursor de Jesus – anunciou às multidões que aquele que viria depois dele, o Messias, batizaria os arrependidos com o Espírito Santo e com fogo.

 Mas os discípulos de Jesus não viam a necessidade do Espírito durante Seu ministério. Jesus estava perto deles. Por que precisariam de outro Consolador?

 É evidente que Jesus não estaria perto para sempre, pelo menos em carne. O plano de salvação pedia que Ele partisse, a fim de ministrar os méritos de Sua expiação no santuário do alto, antes de voltar e buscar os que comprou com Seu sangue.

 

Assim, Ele prometeu enviar-lhes Seu Espírito. O Espírito seria seu guia e consolador, visto que eles não poderiam seguir o Mestre amado aonde Ele estava para ir em breve.

O Consolador vindouro deveria ser companheiro constante dos discípulos. Ele os sustentaria e confortaria em suas perdas, além de compensar a partida do seu Amigo. Mas, a promessa do Espírito não foi só para eles, mas para nós, também

A promessa da água 

"Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis" (Ezequiel 36:25-27). 

Ezequiel fala do Espírito sob o símbolo da água. Usando esse emblema, o profeta apresenta o Espírito agindo tanto para purificar como para vivificar. Os seguidores de Cristo terão nova vida em que, pelo poder do Espírito Santo, estarão limpos das impurezas da carne e viverão em fé e obediência. 

Assim, é claro por estes textos que, qualquer que seja a obra do Espírito, esta inclui o processo de santificação, mudança de hábitos, de ações e de palavras. Mais importante ainda, também inclui mudança de coração.

 

O que o Espírito Santo faz em nossa vida? 2 Cor. 3:3  

A promessa de João Batista 

"Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mat. 3:11). 

"João proclamava a vinda do Messias, e chamava o povo ao arrependimento. Como símbolo da purificação do pecado, batizava-os nas águas do Jordão. Assim, por uma significativa lição prática, declarava que os que pretendiam ser o povo escolhido de Deus estavam contaminados pelo pecado, e sem purificação de coração e vida, não poderiam ter parte no reino do Messias." –O Desejado de Todas as Nações, pág. 104. 

João estava bem ciente de que seu batismo não seria bastante para permitir que homens e mulheres estivessem na presença de Deus. Havia necessidade de algo mais que o batismo com água. Havia também o batismo de fogo.

É muito interessante que tanto a água como o fogo sejam usados como símbolos do trabalho do Espírito Santo. É difícil pensar em duas coisas que, em certo sentido, sejam mais opostas do que fogo e água. Mas ambos são usados para descrever as ações do Espírito Santo.Fogo e água são dois grandes agentes purificadores naturais, e é apropriado que ambos sejam usados para representar a regeneração do coração, a obra do Espírito Santo. Mas a ação do fogo é muito diferente da ação da água. Em sentido espiritual, os dois agentes poderiam realizar a mesma coisa, mas o processo pelo qual eles agem é diferente. Quando pensamos em água, freqüentemente pensamos em algo calmante, refrescante, delicioso; em contraste, embora o fogo traga calor consigo, também implica provação (1 Pedro 4:12), dor e sofrimento. A imagem do fogo do ourives não expressa um processo confortável ou agradável. Sem dúvida, é por isso que, às vezes, o trabalho que precisa ser feito em nós é como fogo do ourives: temos que ser purificados do pecado; a escória precisa ser queimada 

O Espírito ainda não concedido

 

"No último dia, o grande dia da festa, levantou-Se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado" (João 7:37-39).

 

Quando Jesus pronunciou estas palavras, o Espírito como pomba já havia descido sobre Ele. Uma abundância de referências do Antigo Testamento indica que o Espírito Santo há muito tinha estado em ação em favor da humanidade. Então, o que João quis dizer quando falou: "o Espírito até aquele momento não fora dado" embora o Espírito haja trabalhado com homens e mulheres desde a entrada do pecado, foi que Ele não veio à Terra em Sua plenitude. Isso não haveria de acontecer antes que Jesus fosse glorificado.

 

Quando Jesus estava para deixá-los, que promessa deu aos discípulos com referência à Sua presença? Mat. 28:20; Atos 1:4,5.

 

A partida de Cristo haveria de enriquecer os discípulos e todos os crentes, em vez de empobrecê-los. Andando entre nós, Jesus estava limitado geograficamente a um lugar específico de cada vez. Enquanto estava com os três discípulos no alto, não podia estar com o outros no sopé da montanha. Ele estava limitado em espaço, como nós. Mas o Espírito Santo não seria limitado nem pela humanidade nem pelo espaço. Sendo onipresente, o Espírito não está limitado com o corpo humano. Ele está acessível igualmente a todos, em todos os lugares. Pela presença do Espírito Santo, Jesus está conosco, até o fim do mundo.Antes de Sua crucificação, o que Jesus prometeu novamente aos discípulos? João 14:16  

Esta é a primeira promessa direta feita por Jesus aos discípulos sobre a vinda do Espírito Santo. Evidentemente, Ele está Se referindo ao Dia de Pentecostes. Mas essa não foi a primeira vez que o Espírito apareceu na Terra.

 

"Antes disto, o Espírito havia estado no mundo; desde o próprio início da obra de redenção Ele estivera atuando no coração dos homens. Mas enquanto Cristo esteve na Terra, os discípulos não tinham desejado nenhum outro auxiliador. Não seria senão depois que fossem privados de Sua presença que experimentariam a necessidade do Espírito, e então Ele havia de vir." – O Desejado de Todas as Nações, pág. 669.

 

Que participação na obra de Deus tinha o Espírito Santo antes da vinda de Cristo? Num. 11:25; 1 Sam. 10:6; Sal. 51:10 e 11

 João 20:22 mostra que, antes de deixar os discípulos, Cristo "soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". Novamente, Ele disse: "Eis que envio sobre vós a promessa de Meu Pai" (Lucas 24:49). Mas não foi antes da ascensão que o dom foi concedido em sua plenitude. Só depois que, pela fé e oração, os discípulos se renderam completamente à Sua obra, é que foi concedido o Espírito. Então, em sentido especial, os bens do Céu foram concedidos aos seguidores de Cristo. Em outras palavras, embora Cristo lhes tenha dado essa promessa maravilhosa, eles tinham que ser preparados para recebê-la. Será diferente para nós hoje?

 

Outro Consolador

 "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros" (João 14:18).

 

"Outro Consolador" viria para tomar o lugar de Jesus. Até aquele tempo, Jesus tinha estado com os discípulos e tinha sido seu ajudador em toda emergência. Mas agora, outra pessoa viria para tomar Seu lugar.

 

A palavra grega traduzida como "Consolador" é composta de para, que significa "ao lado de", e kletos, que significa "aquele que é chamado". Assim, parakletos significa "alguém chamado para estar ao lado de outro", ou chamado para ajudar outros em qualquer emergência que surja. Tem o significado de "advogado" ou "conselheiro".

 

Além disso, a mesma forma verbal é traduzida como "exortar". Assim, Ele também é um "exortador". De fato, este significado posterior é a característica preeminente da obra do Espírito como foi esboçada por João. Ele "ensinará" e "fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (João 14:26). Ele dará testemunho de Cristo (João 15:26). Convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:8). Guiará a toda a verdade e dirá tudo o que tiver ouvido e anunciará as coisas que hão de vir (v. 13). Glorificará a Cristo, receberá dEle e dará aos discípulos (v. 14).

 Como o Espírito Santo trabalha em nossa vida hoje? 1 João 3:24; 1 João 4:13

 Os apóstolos e seus co-irmãos não foram deixados sós ou sem ajuda depois que Jesus ascendeu ao Céu. Um auxiliador adequado estaria com eles. "Pelo Espírito, disse, manifestar-Se-ia a eles." –O Desejado de Todas as Nações, pág. 670.

 

"Se olharmos para Jesus e nEle confiarmos, chamaremos em nosso auxílio um poder que venceu o arquiinimigo em campo aberto e, para nossa tentação, Ele dará também o escape. Quando Satanás vem sobre nós como uma avalanche, devemos enfrentar suas tentações com a espada do Espírito, e Jesus, que é o nosso auxílio, levantará por nós um pendão contra ele." – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 426.

BIBLIA ONLINE