Falando de Reforma Protestante.

12/05/2017 22:02

Chamamos de Reforma Protestante o movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero (Luteranismo), Calvino e Zuínglio (Calvinismo), Menno Simon (Anabatista),  Jan Hus, John Wycliffe (Hussitas), Teodoro de Baza, Jonh Fox e outros. Não é correto afirmar que a Reforma começou com a publicação das 95 teses de Lutero contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, pois homens valorosos em vários países clamavam no mesmo período por um retorno ao Evangelho. É preciso, no entanto, que ressaltemos que antes mesmo desses homens houve o testemunho dos Valdenses.


Entre os muitos pontos de questionamento dos reformadores estava o pensamento de que a igreja deveria retornar  aos ensinos dos evangelhos, à primitiva pobreza dos tempos dos evangelistas e deveria limitar-se às questões religiosas, deixando o poder político para o estado, representado pelos reis. 

 

Em 1516 e 1517, Lutero proferiu 3 sermões contra as indulgências e em 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Lutero não desejava sair do catolicismo, sua proposta com suas 95 teses era dialogar com a igreja. Nessas teses Lutero condenava a ‘avareza e o paganismo’ existentes nas cerimônias e tradições da igreja romana. Lutero desejava um diálogo sobre o significado das indulgências. A igreja romana, por sua vez vendo que por toda a Europa se espalhara os questionamentos, abre um processo contra Lutero. O reformador era acusado de heresia e sua excomunhão foi inevitável.

NOSSAS LETRAS E ALGO MAIS.