O EVANGELHO DOS RELACIONAMENTOS

16/01/2016 19:04

EFÉSIOS - O EVANGELHO DOS RELACIONAMENTOS
“Bendito o
Deus e Pai de nosso SenhorJesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”(Efés. 1:3)


A carta que Pauloescreveu da solidão do cárcere ao efésios, não trata de algum problema em particular, seja doutrinário, seja social. Ela celebra a alegria da comunhão, dos relacionamentos e a unidade em Cristo. Também é uma grande expressão de ação de graças e louvor pelo que Deus fez por meio de Cristo na criação de Sua igreja.

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus”. (Efés. 1:1)


Paulo nunca teve qualquer dúvida sobre seu chamado ao apostolado. A experiência na estrada de Damasco causou-lhe profundo impacto, e foi naquele encontro com Jesus que ele foi escolhido como vaso especial para os gentios. (Atos 9:15; Atos 22:21)

A fonte da graça e paz é Deus e o Senhor Jesus Cristo. O verso põe Cristo e o Pai em posição de igualdade, reconhecendo assim, a divindade de Jesus. Sem Jesus, a graça de Deus não poderia ter sido manifestada à humanidade; nem a paz entre Deus e os pecadores teria sido possível. Conseqüentemente, o foco da epístola está no que Deus fez em Cristo. Ele é nossa redenção. Ele á e nossa paz. Ele á a base da nossa nova relação com o Senhor.

Tudo o que temos ou podemos esperar, como cristãos, só é possível em Cristo. Ele fez por nós o que nunca poderíamos fazer por nós mesmos. É por isso que devemos tudo a Ele; é por isso que Ele deve ser o primeiro em nossa vida; é por isso que devemos render a vontade a Ele; é por isso que é tão perigoso rejeitá-Lo e o que Ele é para nós, pois rejeitando-O, rejeitamos a própria vida.