NOTÍCIAS:ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL,ESTAREI FALANDO SOBRE O SER DE DEUS

23/01/2016 09:56

O SER DE DEUS 

 Texto chave: Salmos 139:6  “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.”
 
Por: maximo frederico-herdeiro eterno
Fica claro para nós que de acordo com as Escrituras Sagradas que Deus é um ser Pessoal.
Ele o “É” por diversos motivos entre eles Deus possui em seu Ser:  Intelecto-Afeição –Vontade.
Sendo que estas três caracteristicas do Criador vem com :
O poder de pensar ,o poder de sentir,querer e dirigir-se a si mesmo
 
Qual a prova então que temos um Deus consciente :
Vamos aos primórdios da humanidade. Em Gênesis 1:1 diz ‘No principio criou Deus”,com isso fica claro que Deus é um ser Pessoal responsável por toda a criação,isso podemos chamar de um Autor conciente do que está fazendo.
“Deus criou”, este é o primeiro ato divino de que  bíblia fala ,o texto hebraico vem do verbo “barah” que quer dizer uma ação do ser divino que trouxe a existência tudo e todos.
 
A aparência de Deus. Gênesis 1:26 .Adam é o primeiro da raça humana.O projeto divino visa toda a humanidade e não apenas um indivíduo.
NOSSA IMAGEM E NOSSA SEMELHANÇA.
A Bíblia diz que o homem foi criado conforme a imagem e semelhança de o Criador. Podemos dizer que  o homem é igual a Deus? Genesis 3:22 “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Adão pretendia ser como Deus e caiu em situação miserável  logo podemos   dizer que a aparência do homem não é igual aparência de Deus.
 
O QUE ACONTECEU NO SEXTO DIA?
Para entendermos isso precisamos buscar um entendimento a repeito de :
No último dia da criação de todas as coisas Deus fez o homem. O homem é portanto a imagem e semelhança de Deus.Mas vamos entender estes dois termos.é preciso ficar claro que esta imagem e semelhança não se refere a um corpo físico,Deus é Espírito e não possui um corpo físico.
Então a ação criadora de Deus formou o homem,tendo como modelo sua própia imagem e semelhança de si mesmo sendo perfeitamente pleno,inteiramente sábio,exteriormente belo e preparado para ser imortavelmente  eterno.Mas o que foi que aconteceu? Gênesis 3:7 “ Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.”
 
 
ADAM FOI FEITO EM PERFEITA SAÚDE E NÃO ESTAVA SUJEITO A MORTE
 
1º Somente o homem recebeu o sopro de Deus. Genesis 2:7 e somente o homem tem um espírito imortal .Eclesiastes 12:7 “...e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
O corpo perece e vira pó da terra mas o espírito volta pra Deus.
 
2º Somente o homem é um ser moral(sem instinto) .Domine sobre os animais e sobre toda a terra.
 
3º O homem é um ser racional ,capaz de produzir ideias.
 
4º O homem sendo semelhante a  Deus passa a ter domínio sobre os seres vivos e  a natureza Genesis 1:28
 
Podemos então dizer que  aparência de Deus não está ligada diretamente naquilo que Deus no seu ser total o é, mas naquilo que Deus nos fez de acordo com nossas características diferenciadas em relação ao resto da criação.ENTÃO QUAL DEVE SER A APARÊNCIA DE DEUS?
Existem passagens na Bíblia que fala sobre a manifestação de Deus pó meio de determinadas coisas,fenômenos da natureza ou até mesmo por meio de anjos,isto é o que os teólogos chamam de Teofania. Em Êxodo 33:20 diz: E disse mais: “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.”
 
MOISES presencia esta manifestação do Altíssimo,mas o próprio Moises não ver o rosto de Deus,a aparência de Deus ninguém jamais a viu e mesmo se a visse não se parece com nada do que possamos descrever.Deus sempre vai se rever ao homem de uma forma que posamos entende-lo.
 
Existem duas referencias nas escrituras que podem representar as melhores tentativas de descrever Deus em sua rela forma.
EZEQUIEL 1:26-28 (OBS:” AMBAR” É UMA RESINA ORGANICA DE COR AMARELO LARANJA)  –APOCALIPSE  4:1-5 
 
Eles tiveram que usar uma linguagem simbólica para descreverem aquilo pelo qual a linguagem humana não terá palavras para descrever,ou seja se referiram algo semelhante  ou como um aspecto.
 
MAS NÃO DESANIME , se você quer ver a FACE DE DEUS tenho uma boa notícia. Nas Escrituras Sagradas DIZ EM I JOÃO 3.2 “ Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.”
 
Quando estivermos no céu assim como ele é o veremos Enquanto isso não chega como podemos ver Deus hoje?
Gênesis 18:1-3.Os três anjos. Uma autoridade pode enviar seus representantes para falar em seu nome. Existem vários textos Bíblicos  que mencionam a chegada de anjos para cumprir um propósito no meio de nós,vejamos algumas referências : Jz 1:1-4- II Sm 24:16- Zc 1:12-13 I Reis 19:7  -Is 37:36
Mas podemos ver Deus nas características daquilo de bom que temos,quando amamos o nosso próximo,fazemos o bem ,obedecemos os seus estatutos e compreendemos a sua vontade nós parecemos mais com Deus ,sendo assim as pessoas irão ver Deus em nós.EFÉSIOS 5:1-“Sede meu imitadores,como filhos amados”